domingo, 30 de setembro de 2012

Marajó se prepara para receber a cruz e o ícone da jornada mundial da juventude


Meus queridos jovens, na conclusão do Ano Santo, eu confio a vocês o sinal deste Ano Jubilar: a Cruz de Cristo! Carreguem-na pelo mundo como um símbolo do amor de Cristo pela humanidade, e anunciem a todos que somente na morte e ressurreição de Cristo podemos encontrar a salvação e a redenção”.
Foi com essas palavras que o Beato João Paulo II entregou aos jovens em Roma, no dia 22 de abril de 1984, aquela que ficaria conhecida como Cruz da Jornada, ou Cruz dos Jovens. Desde então, ela começou a peregrinar mundo afora, sempre levada pela juventude. Em 2003 junto com ela passou a peregrinar também o Ícone de Nossa Senhora.
Pela primeira vez, os dois símbolos máximos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) vão peregrinar pelo Brasil. Serão meses num itinerário que percorrerá todo o país e também passará pelos vizinhos do Cone Sul. Ao longo desse trajeto, os jovens terão a oportunidade de reavivar a fé e de sentir o gostinho do que será a JMJ 2013, que acontecerá no Rio de Janeiro.
Regional (Norte 2) Pará e Amapá
O trajeto começa no dia 1º na diocese de Óbidos e será concluído no dia 30, na prelazia do Marajó, ambas no Pará. No caminho, serão visitadas outras 12 dioceses e prelazias. Duas grandes celebrações Bote Fé estão programadas: nos dias 16 e 17 de outubro, na diocese de Macapá, e logo em seguida, entre os dias 18 e 20, na arquidiocese de Belém, coincidindo com as celebrações do Círio de Nazaré 2012, que acontecerão ao longo de todo o mês na capital paraense.
No Marajó
O Marajó irá receber a Cruz e o Ícone de Nossa senhora no dia (27) de outubro na cidade de Ponta de Pedras, onde ficará até o dia 28, e na tarde do mesmo dia segue em translado pelo rio até chegar no município de Breves, onde será recebido pela Prelazia do Marajó, a previsão da chegada esta estimada para às 9 horas da manhã do dia 29.
Já em Breves, algumas homenagens irão acontecer durante a presença dos símbolos da JMJ, políticos e secretários do município irão dar alguns minutos de palavras aos jovens católicos. A noite haverá missa campal em frente a ao perpetuo socorro e logo em seguida show musical e pregações. O bispo do Marajó, Dom José Luiz Ascona, fará exposição e benção para os fiés logo após os shows no palco.

Acompanhe a programação completa
Dia 28 de outubro pela tarde a Cruz será trasladada da Cidade de Ponta de Pedras para Cidade de Breves.
Chegada em Breves: Às 09:00h do dia 29 de outubro.
09:00h – Chegada da Cruz e Recepção até a Igreja Matriz.
09:10h – Frente a Igreja Matriz: Palavras do Bispo ou do Pároco. Alguns cantos.
09:35h – Prefeitura Municipal de Breves: Palavras do Prefeito para a Juventude (15 min).
10:00h – Hospital Municipal: Palavras da Secretaria de Saúde, da Diretora do Hospital e da Presidente do Conselho de Saúde (15 min).
10:30h – São Benedito: Palavras e cantos (10 min). Organização: Paróquia São José.
11:00h – Paróquia São José: 1º Catequese (Vocacional: Sou chamado a seguir o Mestre – Pe. José Antonio – Vicário). Segue a programação por conta da Paróquia de São José.
16:30h – Os jovens das escolas: Pegarão a Cruz e levam para o Santo Agostinho (com algumas paradas e homenagens no percurso).
17:00h – Já no Santo Agostinho: 2º Catequese (DNJ – Tema: Juventude e Vida. Lema: Que vida vale a pena ser vivida – Prof. Tota e Testemunho de um jovem). Cantos e animação.
19:00h – Saída da Cruz para o Palco frente ao Perpetuo Socorro: Missa Campal.
21:15min – Show musical e pregação (com participação de alguns dos ministérios locais).
22:50min – Exposição e Bênção com o Santíssimo: Dom José L. Azcona (Bispo).
23:00 – Inicio da vigília dentro da Igreja Perpetuo Socorro: (Divisão por Paróquias e grupos).

DIA 30 DE OUTRUBRO
06:00h – Inicio da Via-Sacra.
Na 4º estação (Capela Nossa Senhora de Fátima) será a 3º Catequese (O Ícone de Nossa Senhora: Papel de Maria na Historia da Salvação – Irmã Yullys) e parada para o café.
09:30h – Termino da Via-Sacra: Perpetuo Socorro.
10:00h – Missa de Envio e Encerramento. 4º Catequese (A Jornada Mundial da Juventude e o tema da mesma com toda a sua importância – Dom José L. Azcona). A Catequese como parte da homilia.

VIGILIA
23:00h – Portel, Afuá, Anajás e Bagre.
00:00h – Jovens ribeirinhos e Coordenação da PJ (Paróquia de Sant`Ana) e Paróquia de Soure.
01:00h – Melgaço, Salvaterra, Chaves e Pastoral do Idoso.
02:00h – Sto Agostinho, Jubic e RCC (Grupos de jovens da RCC).
03:00h – JAR (Breves e Portel) e Ministério de Arte e Pastoral do Batismo.
04:00h – Pastoral Familiar, Jub, Esperança e Pastoral do Dízimo.
05:00h – , Cojupi, Jusc, Semeadores, Pastoral Vocacional, Religiosas, religiosos, Consagrados e Comunidade de Vida, Apostolado e Milícia da Imaculada

Fonte: Marajó Online com informações Prelazia do Marajó

Elcione e Helder barbalho em SOURE.


A visita de Helder e Elcione Barabalho a Soure, na ultima quarta feira, 19, foi um sucesso. A dupla foi ao municipio declarar o apoio a candidatura de João Luiz e Cocada, mas nem mesmo eles esperavam uma receptividade tão calorosa.
Helder e sua mãe, foram representando o Senador Jader Barbalho, que também é o presidente do PMDB no Pará. Devido o falecimento de dois grandes amigos, um desembargado e o Jornalista Walter Guimarães, Jader se sentiu no compromisso de ficar em Belém para acompanhar os velórios e sepultamentos. Mas foi muito bem representado.
No aeroporto da cidade, desde as 14h, já era grande o número de pessoas que se aglomerava para esperar a chegada da aeronave. Muitas bandeiras vermelhas enfeitavam a área nos carros, motos, caminhões e ônibus. Somente por volta das 16h eles chegaram em aeronave particular.
A festa foi grande pelas ruas de Soure, por onde a enorme carreata passou, até chegar na Terceira Rua, em frente ao Banco do Brasil. Local onde estava o trio elétrico e uma verdadeira multidão aguardando pelos visitantes e seus parceiros políticos.
Pelo caminho muitas manifestações de carinho e a onda vermelha ocupando as ruas.
A onda vermelha coloriu a área central do comércio de Soure em plena luz do dia. Quando o sol ainda estava se pondo. Repetindo os cenários dos eventos anteriores, das caminhadas e da grande carreata. João Luiz e Cocada foram conduzidos pelo povo até o trio e lá se prepararam para o garnde momento de mais uma vez falar ao povo de Soure.
Elcione foi a primeira a falar. Ela lembrou do seu papel em Brasilia e se colocou a disposição do Prefeito de Soure para consolidar o sucesso da sua gestão com mais quatro anos de Governo e garantir mais investimentos para o bem do povo de Soure, dando enfoque para a Saúde, setor polêmico administrado pelo PMDB no município.
Cocada falou em seguida e agradeceu ao povo pelo recinhecimento e pelo carinho, destacando a participação dos mais humildes numa campanha com pouco dinheiro mas com muita vontade de trabalhar. Logo em seguida foi a vez de Helder Barbalho, amplamente esperado. Fez um discurso incisivo. Falou em nome de seu pai, e lembrou da relação de intimidade que seu partido sempre teve com o povo de Soure. Agradeceu aos militates do PMDB que seguem firmes no propósito de defender os interesses do município abrindo frentes de diálogos com o poder público municipal e participando ativamente das grandes decisões de interesse da população.
A multidão ao fundo ouvindo a fala de Helder, ao lado de João Luiz.
A relação com o Governo Federal trambém foi lembrada, pois Michel Temer, vice presidente da República, é do PMDB, o que aumenta a possibilidade de articulações em Brasilia para garantir a efetivação das ações que melhorem as condições de atendimento da população em áreas como a saúde, habitação e sanemaneto básico, principalmente.
João Luiz encerrou o ato em meio a queima de fogos. O Prefeito se dirigiu ao povo lembrando de suas ações prioritárias nestes três anos e meio de governo. Falou da retirada do municipio do CAUC, dos projetos do Governo Federal que foram canalizados para Soure e do empenho de sua equipe em resgatar a auto estima do povo sourense através da cultura e do esporte. Agradeceu a todos os militantes pelo empenho na campanha e lembrou que ainda tem muita estrada pela frente até o dia 07 de outubro. Que ninguém pode relaxar até que a vitória esteja consolidade.
Já aproximava-se das 18h quando seguiram para o aeroporto onde, as pressas, retornaram para Belém. Helder e Elcione sairam de Soure com a certeza de que a cidade está no caminho certo. Prometeram ajudar ainda mais e voltar para comemorar a vitória da coligação.

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Equatorial compra Celpa por 1 real


Extra-extra: Equatorial compra Celpa por 1 real


 Há 90 anos o rádio no Brasil assume o seu lugar cativo, não sai de moda entre todas as classes. As ondas, frequências moduladas ou amplitudes moduladas atravessam esse Brasil, piçarras, florestas, rios, asflatos, morros, avenidas, produzindo e levando alegria, música, notícias, sotaques a milhões de pessoas.
Além do infalível radinho de pilha e das mais modernas versões do aparelho portátil ou mini-aparelhagens, as rádios comunitárias é que simbolizam o significado mais emblemático das lutas sociais pela democratização da comunicação no país, especificamente representada pela luta pela legalização das rádios comunitárias. A lei - Radcom 1993 - é apenas um instrumento dessa luta cotidiana em todas as regiões e fronteiras desse país.

Extra-extra: Equatorial compra Celpa a 1 real

 Não queríamos ter ouvido essa notícia da mais descarada consequência de privataria  - Tucana- de que se tem notícia no setor energético no país.
 Mas, para evitar a falência da Celpa, a Equatorial Energia fechou contrato para a compra da distribuidora paraense de energia.
A Equatorial adquiriu a distribuidora do Grupo Rede Energia por 1 real, assumindo 39,1 milhões de ações de emissão da Celpa.
A Celpa estava em processo de recuperação judicial e era a única das nove distribuidoras de energia do Grupo Rede sem intervenção pelo governo. 

Vamos relembrar a locução de alguns resumos dos capítulos dessa novela:

 Caso Celpa
 
Loc- A Justiça fala em três bilhões de reais, o mercado fala em quatro bilhões de reais em dívidas da Celpa, concessionária que em maio deste ano solicitou o pedido de recuperação judicial. De lá até o mês atual, as negociações entre a empresa do grupo Rede e possíveis investidores não foram fechadas com regras claras e deferidas pela Aneel.
Loc- A Celpa, empresa de concessão pública (gerenciadora de bem público) foi privatizada pelo PSDB em 1998, vendida pelo valor de 450 milhões de reais. E durante todos esses anos as taxas mínimas de lucros não ficaram no Pará, para investimentos na qualidade dos serviços de distribuição (ampliação da rede de abastecimento, tecnologias etc.). Cerca de dois mil trabalhadores foram demitidos, e em 12 anos a terceirização dos serviços foi triplicada.
Loc- Os dividendos foram repassados a empresas do grupo fora do estado, e somente pouco mais da metade acumulado dos recursos foram empregados em investimentos como determina a Agência reguladora do setor, cerca de 280 milhões, quando deveriam ter sido investidos 660 milhões de reais.
Loc- Com uma perda judicial em 2004 no valor de 370 milhões de reais, a empresa emprestava de outras empresas do grupo e a dívida foi aumentando, e os tributos também foram sendo calotados, chegando em 2006 a cerca de 415 milhões de reais.
Loc- Para evitar a falência, o pedido de recuperação judicial, em 2011, evidenciou o alto valor das dívidas, e ao mesmo tempo da má gestão do bem público, tornando-se a pior distribuidora de energia no ranking nacional.
Loc- O deputado Puty desde o início do processo, junto ao Ministério Público Estadual e Federal, briga para manter transparente a apuração das causas de insolvência financeira da Celpa. O deputado solicitou audiências públicas, para cobrar da Aneel esclarecimentos sobre a fiscalização dos processos de negociação e repactuação das dívidas, que envolvem um bem público e cobrar a melhoria na qualidade dos serviços.  
Loc-Em meio a esse processo, o aumento da tarifa foi autorizado pela justiça. Esse aumento de 12,7% foi uma moeda na negociação entre a Celpa e possíveis investidores. Aumento esse que vai à contramão das políticas do setor, quando o governo propõe uma política de diminuição dos tributos, o que prevê uma diminuição de 16,2% nas tarifas de todo país até 2013, e faz uma projeção de exclusão de mais taxas (PIS, COFINS).

terça-feira, 25 de setembro de 2012

Deputado Miriquinho sugere Dia Nacional do Açaizeiro



Defensor da cultura amazonida,  o deputado Miriquinho Batista (PT-PA) sugeriu projeto de lei (PL nº  4406/2012), na Câmara, que institui o Dia Nacional do Açaizeiro (Euterpe oleracea). A ideia  é  contribuir para divulgação e ampliação de mercado do açaí. A data  seria comemorada anualmente no dia 10 de junho.
Palmeira natural dos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão e Pará, o açaizeiro é a espécie vegetal que produz o açaí, alimento muito importante na dieta dos habitantes da Amazônia, em especial.
“A crescente demanda pelo açaí garante a renda de inúmeras famílias nos locais onde é praticado o seu extrativismo ou mesmo o seu cultivo”, disse o deputado.

Abaixo o Projeto de Lei na íntegra.




PROJETO DE LEI Nº 4406 , DE 2012

(Do Sr. Miriquinho Batista)

Institui o Dia Nacional do Açaizeiro (Euterpe oleracea).

O Congresso Nacional decreta:

Art. 1º É instituído o Dia Nacional do Açaizeiro (Euterpe oleracea), a ser comemorado anualmente no dia 10 de junho, em todo o Território Nacional.

Art. 2º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

JUSTIFICAÇÃO

Palmeira natural dos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão e Pará, o açaizeiro é a espécie vegetal que produz o açaí, alimento muito importante na dieta dos habitantes da Amazônia, em especial.
Tradicionalmente consumido na região Norte sob variadas formas, entre as quais se destacam doces, geleias, sorvetes e sucos, o açaí conquistou o gosto do consumidor, em nível nacional e internacional, como excelente fonte calórica e alimento refrescante, ingerido em conjunto com frutas e cereais. Seu elevado valor nutricional atrai o interesse de pesquisadores, bem como o de frequentadores de academias de ginástica e desportistas, em várias partes do mundo. A crescente demanda pelo produto garante a renda de inúmeras famílias nos locais onde é praticado o seu extrativismo ou mesmo o seu cultivo. 2

Os usos do açaí ultrapassam os limites da indústria de alimentos. Suas características físicas e químicas o habilitam a diversas finalidades. As sementes e folhas, por exemplo, são empregadas na confecção de artesanato. A polpa do fruto também é destinada à produção de cosméticos, cremes, xampus e de outros produtos de beleza.
Por essas razões, julgo conveniente instituir data comemorativa em favor do açaizeiro. Dessa forma, espero contribuir para a divulgação das aplicações de seus produtos e, consequentemente, para a ampliação dos correspondentes mercados.

municípios marajoaras receberão unidades odontológicas móveis.

Novas unidades levarão atendimento odontológico às populações que vivem em regiões de extrema pobreza, beneficiadas pelo programa Brasil Sem Miséria
 
A população rural e de regiões de difícil acesso do estado do Pará vai contar com atendimento odontológico mais acessível e mais rápido. A presidenta Dilma Rousseff e o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, divulgaram a distribuição de mil Unidades Odontológicas Móveis (UOMs) para municípios integrantes do Brasil sem Miséria, até 2014. Deste total, 47 serão doadas para o Pará
Cada unidade funciona como um consultório odontológico móvel, instalado numa van adaptada, que circula por regiões em que a população tem dificuldade de acesso a tratamentos de saúde bucal, com capacidade para realizar até 350 atendimentos por mês. As novas unidades móveis vão aumentar em mais de cinco vezes a capacidade atual de atendimento, que é de 181 veículos em situação atualmente.
Municípios beneficiados com a entrega das UOMs
  • Prainha
  • Viseu
  • Baião
  • Santarém
  • Marabá
  • Colares
  • Irituia
  • Cametá
  • Igarapé-Miri
  • Mocajuba
  • Abaetetuba
  • Belém
  • Oriximiná
  • Acará
  • Santa Luzia do Pará
  • Capitão Poço
  • Salvaterra
  • Chaves
  • Melgaço
  • São Domingos do Capim
  • Afuá
  • Limoeiro do Ajuru
  • São João da Ponta
  • Tracuateua
  • Placas
  • São João do Araguaia
  • Pacajá
  • Aurora do Pará
  • Santarém Novo
  • Garrafão do Norte
  • Jacareacanga
  • Augusto Corrêa
  • Nova Esperança do Piriá
  • Anajás
  • Bonito
  • Cumaru do Norte
  • Juruti
  • Curuçá
  • Curralinho
  • Porto de Moz
  • Maracanã
  • Portel
  • Belterra
  • Quatipuru
  • Santa Maria das Barreiras
  • Rurópolis
  • Brasil Novo
http://www.miriquinhobatista.com.br/site/pags/noticias3.php?id=288

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

PESCA; PROPOSTAS DOS CANDIDATOS À PREFEITURA DE SSBV.

O CANDIDATO DA COLIGAÇÃO "PRA FRENTE É QUE SE ANDA" É ÚNICO QUE TEM PROPOSTAS PARA A ÁREA DA PESCA.


Pesca:
AQUICULTURA E PISCICULTURA.
A aquicultura (criação de espécies aquáticas) é considerada como uma importante opção para preencher a lacuna entre a captura pesqueira e a demanda por pescados em nosso município, alem de ser uma atividade viável com boa sustentação técnica. A aquicultura vem se destacando devido ao crescimento da demanda mundial de alimentos,entretanto,há necessidade de melhorar os níveis de competividade,tecnologia e sustentabilidade da cadeia produtiva.
Nosso município possui grande potencial de desenvolvimento para essa atividade, no entanto, apesar de existirem varias experiências nessa área, ainda importamos de outras regiões aproximadamente 80% do pescado consumido. Este é o primeiro desafio proposto para os próximos quatro anos na área.

EM NOSSO PLANO DE GOVERNO VAMOS TRABALHAR;
== O APOIO E INCENTIVO ÀS COOPERATIVAS E ASSOCIAÇÕES;
== CRIAÇÃO DO CONSELHO MUNICIPAL DE PESCA E AQUICULTURA;
== INSTITUIR FUNDO MUNICIPAL DE INCENTIVO A PESCA E AQUICULTURA;
== REALIZAR TERMO DE COOPERAÇÃO TECNICA COM MPA E SINE VISANDO AGILIZAÇÃO DA DOCUMENTAÇÃO E A RECEPÇÃO DO SEGURO DESEMPREGO DO PESCADOR ARTESANAL;
== MANTER UM DIALOGO PERMANENTE COM O SETOR PESQUEIRO, VISANDO COMPARTILHAR O PLANEJAMENTO ESTRATEGICO DO SETOR, ARTICULANDO EM TODO O MUNICIPIO O FORTALECIMENTO DOS DIFERENTES SEGUIMENTOS DA AREA DA PESCA;
== APRIMORAR O SISTEMA PUBLICO DE COMERCIALIZAÇÃO DO PESCADO (MERCADO MUNICIPAL);
== AMPLIAÇÃO E DIVERSIFICAÇÃO DE TECNOLOGIA COM VISTA A ATENDER COM MELHORIAS AOS PISICULTORES;
== INSTITUIR UM PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DE CADEIAS PRODUTIVAS;
== CRIAR PROGRAMA DE ESTIMULO À INOVAÇÃO E AO DESENVOLVIMENTO PISICULTURA, APOIANDO OS PEQUENOS EMPREENDIMENTOS RURAIS FAMILIARES;
== CRIAÇÃO DE UNIDADES PRODUTIVAS EM TANQUES REDES E ESCAVADOS;
== CRIAÇÃO DO PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO PARA OS PESCADORES E TRABALHADORES ENVOLVIDOS NA CADEIA PRODUTIVA DA PESCA
;

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

‘Banheiros de tonéis’ viram solução ecológica em São Sebastião da Boa Vista


Em um lugar onde pontes são calçadas e frequentes inundações engolem tudo que tem pela frente, o simples ato de ir ao banheiro pode se tornar um desafio. Antes mesmo de ficar doente em uma de suas passagens pela parte mais alagadiça da Ilha de Marajó, em São Sebastião da Boa Vista (PA), e perceber o grave problema de saneamento básico na região, o psicólogo social Rodrigo Braga iniciou uma campanha pela construção de uma alternativa que fosse viável para o local. Sem acesso a encanamentos, fossas ou qualquer outro sistema de esgoto, Braga e o permacultor Fernando Normando intalaram “banheiros secos ecológicos”. Com a ajuda financeira de amigos e familiares, eles instalaram, desde julho deste ano, dez sanitários. O produto é artesanal, elaborado com tonéis de plástico e a prova d’água. Além de evitar o contato direto das fezes com o rio – usado para banho e pesca dos moradores da região -, o banheiro de tonel transforma todo o resíduo em adubo.
O psicólogo Rodrigo Braga iniciou uma campanha no Facebook para arrecadar dinheiro para as construções
Foto: Rodrigo Braga/Divulgação
“É justamente a mesma reação que tem na floresta. Quando um animal faz cocô, caem as folhas por cima, a areia cobre e aquilo vira adubo depois de um tempo. Essa mesma reação que tem na floresta, a gente reproduz dentro do tonel”, explicou Braga, que se divide entre a ilha, onde passa a semana trabalhando em um projeto social com adolescentes, e a capital Belém, onde mora, distantes nove horas de barco uma da outra. Ao invés de dar a descarga, o usuário desse tipo de banheiro deposita caroços de açaí, folhas secas e farelos de madeira dentro dos toneis, que demoram de seis a oito meses para encher. Ao chegar no limite, o recipiente fica mais seis meses tampado e condicionado no sol.
Com apoio logístico da Secretaria Municipal de Assistência Social, que pagou passagens de barco para os dois, o primeiro banheiro nasceu de uma iniciativa pessoal do psicólogo. Após custearem a primeira construção com dinheiro de seus próprios bolsos, Braga e Normando fizeram uma campanha no Facebook que arrecadou cerca de R$ 2 mil, verba suficiente para mais dez banheiros. “Muita gente ajudou, famílias, amigos. Quando não ajudavam com o valor total do banheiro, que é de R$ 170, eles contribuíam com o que podiam, R$ 20, R$ 50. Teve um amiga que, por exemplo, me avisou que tinha depositado um valor e eu perguntei quanto, ela disse: ‘R$ 1.020′. Eu não acreditei. Ela disse que tinha juntado a família e todo mundo doou um pouquinho e, no total, deu isso”, disse Braga.
O psicólogo relatou que a maioria dos moradores usa um tipo de banheiro que, de certa forma, também é seco, já que não envolve água como descarga, mas acaba envolvendo o rio porque onde está instalado – geralmente, no mato – a água invade e leva as fezes. “O costume aqui é o seguinte, atrás (da casa) fica o banheiro, onde você faz suas necessidades, e, na frente, fica o rio onde se toma banho. Não se tem chuveiro. Eu faço até uma brincadeira com eles, falo: ‘atrás, vocês tiram de vocês e, na frente, vocês colocam de novo para dentro’. Não pode.”, ressaltou Braga.
Mesmo que baseado na preocupação com a saúde da própria população, o projeto ainda encontra resistência por parte dos moradores. “Para eles começarem a utilizar o banheiro do tonel, existe um pouco de resistência também. Então, nós estamos em um processo que não é só instalar. É toda uma atividade de educação ambiental que gira em torno disso também.”
Para o morador Cezário Gomes Ferreira, 52 anos, foi essa assistência que fez toda a diferença. “A gente não teve dificuldade (de adaptação). Para gente isso foi bom para evitar a poluição da água. Dificuldade a gente teria se eles não tivessem explicado nada para gente. Mas eles explicaram tudo como é. Que se joga um pouco de folha seca, um pouco de caroço, que aí faz o adubo. A gente tem aqui açaizeiro, limoeiro. A gente planta cupuaçu. Então para gente isso é bom, para dar sustança nessas plantas aí”, disse o agricultor, que mora com a mulher e nove filhos.
Com a segunda campanha lançada no Facebook, Braga espera arrecadar dinheiro suficiente para mais dez banheiros. Mesmo movido por certa “indignação”, ele fala sobre a dificuldade de se desenvolver um trabalho desse tipo. “No dia a dia aqui, o trabalho é grosso. Não é fácil ter que instalar dez banheiro, conversar com todo mundo, falar o mesmo assunto dez vezes. É um suor danado na verdade.”

Fonte: Terra

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

EDUCAÇÃO:PROPOSTAS DOS CANDIDATOS À PREFEITURA DE SSBV.





       COLIGAÇÃO PRA FRENTE É QUE SE ANDA.
GETÚLIO BRABO.

LEMBRANDO QUE AS PROPOSTA DA COLIGAÇÃO PRA FRENTE É QUE SE ANDA ESTÁ RESUMIDA.


CONSTRUIR UMA ESCOLA DE ENSINO MEDIO NA  CIDADE E DUAS NA ZONA RURAL:
2°  CONSTRUÇÃO DAS ESCOLAS NOSSA Srª  DE LOURDES E MAGALHÃES BARATA;
3° REFORMAR E AMPLIAR AS INSTALAÇÕES DO POLO UAB E IMPLANTAR O NÉCLEO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL;
4° CONSTRUÇÃO DO PRÉDIO DOS CONSELHOS DA EDUCAÇÃO;CAE,CME E FUNDEB.
5° IMPLEMENTAR O PCCR,GARANTINDO A EFETIVAÇÃO DA HORA ATIVIDADE;
6° INSTITUIR O PROGRAMA JOVEM APREDIZ.
7° CONSTRUÇÃO DE MAIS UMA CRECHE PARA ATENDER CRIANÇAS DE ZERO (O) A TRÊS (3) ANOS.
8° CLIMATIZAÇÃO DAS ESCOLAS RURAIS E URBANA;
9°  IMPLANTAR LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS E DE INFORMATICA NAS ESCOLAS  E SINAL DE INTERNET BANDA LARGA;
10° AQUISIÇÃO DE COMPUTADORES PORTÁTEIS;
11° GARANTIR KITS ESCOLARES PARA OS ALUNOS;
12° CONSTRUÇÃO NAS ESCOLAS DE QUADRAS POLIESPORTIVAS COBERTAS;
13° AMPLIARO ATENDIMENTO DE CURSOS DE GRADUAÇÃO E IMPLANTAR CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO E GARANTIR BOLSA PARA CURSO DE MESTRADOS E DOUTORADOS;



      COLIGAÇÃO RENOVAÇÃO E TRABALHO.
REY
Educação

Ao mestre com carinho
Programa de valorização dos professores que envolverão pagamento da Hora Atividade; implantação
da biblioteca do professor; realização de cursos; seminários e conferências de atualização
e aperfeiçoamento; realização de workshops para auxiliar na preparação de aulas; premiação
de professores e diretores de escolas mediante bonificações quando seus desempenhos
atingirem um patamar considerado de excelência, de acordo com o IDEB (Índice de Desenvolvimento
da Educação Básica).
Olimpíadas do sa ber
Trata-se de evento que será realizado de dois em dois anos, envolvendo todos os alunos e professores
das escolas municipais em uma competição intelectual estimulante e saudável para a
comunidade escolar. Os alunos vencedores em suas categorias serão premiados com medalhas
e troféus em cerimônia especial, enquanto as escolas melhor classificadas receberão investimentos
extras e melhorias. Os professores responsáveis pelas classes e escolas vencedoras também
receberão premiação e estímulos na carreira.
Univers idade para todos
• implantar o cursinho preparatório gratuito para contribuir com nossos jovens no ingresso às
universidades.
• Criação de vagas no polo universitário UAB/EAD, IFPA, UEPA e UFPA aberto à população.
Caminho para o trabalho
• Implantar cursos preparatórios exclusivos para concursos públicos.
Outras ações na educação
• Distribuição gratuita de uniformes escolares da rede municipal.
• Tornar obrigatório o transporte para profissionais que atuam na zona rural.
• Climatizar todas as escolas do município.
• Promover campanhas para erradicar o analfabetismo;
• Informatizar as escolas e proporcionar acesso gratuito à internet sem fio;
• Construir escolas modelo para Educação em Tempo Integral, incorporando os conceitos de
obra ecologicamente correta.
• Priorizar a qualidade e variedade nos alimentos da merenda escolar.

                        FRENTE MUDA BOA VISTA! 
HILTON LIMA.
Educação
São Sebastião da Boa Vista, acolhedor, inclusivo, justo e de oportunidades.
Propostas de Ação:
Reavaliar a Municipalização do ensino fundamental.
Eliminar o déficit de vagas na educação de 0 a 5 anos, atendendo plenamente a atual
demanda.
Implantar o programa Rede de Desenvolvimento e Educação, articulando universidades e
centros universitários para que criem projetos de pesquisa em nível de pós-graduação,
com apoio de empresas interessadas, a serem desenvolvidos por professores da rede
municipal de ensino junto às suas comunidades, possibilitando a elaboração de propostas
para suas demandas e potencialidades locais.
Construir Centros Integrados de Educação e Lazer como espaços de convivência e
desenvolvimento de programas educativos, socioculturais e de lazer.
Efetivar a adesão ao Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) do governo federal,
seguindo as diretrizes pautadas em resultados de avaliação de qualidade e de rendimento
dos estudantes, legalizando o ciclo de nove anos no Ensino Fundamental.
Estabelecer um padrão de qualidade na rede municipal de educação, de forma a garantir o
bom atendimento a todos os alunos, sem restrição.
Reestruturar a proposta pedagógica voltada ao atendimento de jovens e adultos,
Educação do Campo, organizando um currículo voltado ao mundo do trabalho e que
considere as diversidades, especialmente quanto às questões de gênero, raça e geração de
renda , incluindo lazer e cultura no processo educacional.
Manter a oferta de vagas na rede municipal de ensino, com critérios de acesso
democrático e transparente, promovendo a permanência dos alunos e desenvolvendo
esforços pela ampliação gradual da oferta.
Aperfeiçoar a rede de ensino fundamental do município.
Aprimorar os programas de alfabetização de jovens e adultos.
Implantar programas dos governos federal e estadual, como Brasil Alfabetizado e Pro-
Jovem, de modo que esses dialoguem com os novos programas da EJA Municipal.
Incentivar a criação e funcionamento eficiente de Casas Familiares Rurais.

Aprimorar a política de entrega dos uniformes e materiais escolares, assegurando sua
qualidade e prazos de entrega.
Aprimorar o transporte escolar para os alunos da rede municipal.
Promover o conhecimento científico, humanístico, artístico, tecnológico e o
desenvolvimento de valores éticos.
Considerar a informática e as novas linguagens de comunicação, juntamente com a
formação permanente e a valorização dos educadores, a reorientação curricular e os
métodos de avaliação como aspectos indissociáveis do processo educacional.
Reorganizar as orientações para a construção do Plano Político Pedagógico, de modo que
ele contemple as necessidades, especificidades e decisões das escolas.
Potencializar o papel da escola nas campanhas educativas sobre temáticas de segurança,
do meio ambiente, de saúde, de trânsito e outras.
Reestruturar as ações para execução dos convênios, aprimorando o acompanhamento, a
supervisão e qualificando a parceria com as entidades filantrópicas que atendem crianças
de 0 a 5 anos.
Enfrentar os fatores de evasão escolar, especialmente dos alunos jovens e adultos.
Implantar e/ou ampliar e qualificar os atuais projetos e programas em andamento:
Bibliotecas Interativas, Laboratórios de Informática, Ateliê de Artes e Info-Rede.
Elaborar e implementar um plano de manutenção para os equipamentos da rede de
educação, pensando num espaço que respeite as necessidades do brincar, de fantasiar e
produzir conhecimento e pesquisa.
Adotar como fio condutor os princípios da Educação Inclusiva, Democrática e Solidária em
todos os níveis e modalidades de ensino.
Aprimorar a formação permanente dos educadores, com troca de experiências entre eles.
Criar canais de comunicação e assegurar a execução de programas de elevação de
escolaridade para os educadores.
Consolidar a capacitação dos educadores na utilização da informática e de outras
linguagens de comunicação.
Garantir a inclusão das crianças com deficiência, assegurando acessibilidade,
equipamentos e formação para os profissionais da rede municipal de ensino.
Implantar Programa de Educação para o Mundo do Trabalho, dirigido aos adolescentes
com idade entre 14 e 17 anos.
Estabelecer parcerias com as entidades sindicais nos Centros de Educação do trabalhador,
possibilitando o aumento da oferta de cursos.
Fortalecer a relação entre ensino, pesquisa e extensão nas instituições de 3º grau em
atuação no Município, tendo presentes as necessidades do desenvolvimento local e
regional.
Ampliar o processo de regionalização da merenda escolar e melhorar o atendimento de
transporte de alunos da rede publica.
Viabilizar junto as esferas estadual e federal a ampliação da oferta de cursos de ensino
médio e superior no município.



segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Propostas dos candidatos à Prefeitura de SSBV.

PROPOSTAS DOS PLANOS DE GOVERNO

COLIGAÇÃO '' PRA FRENTE É QUE SE ANDA''



 FRENTE MUDA BOAVISTA.


Política Urbana
São Sebastião da Boa Vista, com qualidade de vida para todos, em todo lugar.

Propostas de Ação:
Promover a renovação urbana e a revitalização do Centro da cidade.
Implantar política de controle de poluição visual na cidade, negociando com a iniciativa
privada novos formatos para publicidade ao ar livre e prazos para adaptação.
Criar o Programa Boa Vista Bem Cuidada, priorizando o planejamento integrado dos
trabalhos de manutenção da cidade, como capina, limpeza de bueiros, poda de árvores,
pintura de guias, sinalização, desratização e iluminação, garantido uma cidade limpa e
bem cuidada.

Implantar parques e praças na periferia, dotando-os de segurança e descentralizando as
práticas de cultura, esporte e lazer promovidas pela Prefeitura.
Aperfeiçoar e ampliar o sistema de coleta seletiva, coleta de resíduos e limpeza urbana.
Realizar a arborização e o ajardinamento dos espaços públicos e orientar sua adequada
conservação.
Melhorar as condições de acessibilidade nas calçadas e passeios públicos.
Promover a revisão do Plano Diretor, buscando compatibilizar a ocupação do solo urbano
com diretrizes que assegurem o desenvolvimento sustentável, e rever a legislação
complementar já aprovada, visando sua simplificação.
Elaborar, debater e negociar a legislação complementar ao Plano Diretor, especialmente
as normas relativas às Operações Urbanas Consorciadas.
Elaborar e aplicar a Lei das Zeis (Zonas Especiais de Interesse Social) para viabilizar a
urbanização e a regularização de assentamentos precários e loteamentos irregulares.
Elaborar legislação complementar para o Centro da cidade e centros de bairros,
objetivando fomentar o comércio e estimular o uso residencial.
Revitalizar o Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano (CMDU), garantindo que sua
composição represente os vários segmentos da sociedade.


COLIGAÇÃO RENOVAÇÃO E TRABALHO.



domingo, 9 de setembro de 2012

Senador Mário couto (PSDB) é processado por crime de racismo.

O senador Mário Couto (PSDB-PA) é acusado de racismo e abuso de autoridade por uma mulher a quem teria ofendido, chamando-a de “preta”, “safada”, “macaca”, “vagabunda”, e outros palavrões. A assistente-administrativa Edisane Gonçalves de Oliveira, de 34 anos, contou em depoimento na polícia que após revidar às supostas agressões verbais do senador e diante de várias testemunhas, foi detida por ordem de Couto, que alegou ter sido “desrespeitado como senador da República”. Levada à delegacia de Salinópolis – um balneário banhado pelo Oceano Atlântico na região nordeste do Pará, a 265 km de Belém – a mulher prestou depoimento e foi liberada. Ainda no mesmo dia, ela decidiu processar o senador.
O promotor de Justiça de Salinópolis, Mauro Mendes de Almeida, procurado pelo Grupo Estado, informou que remeteu as peças do inquérito policial para o Supremo Tribunal Federal (STF) em razão de o senador gozar de foro privilegiado. Mas quem decidirá se abre ou não processo contra Couto é o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, a quem a queixa crime será remetida pelo STF.

sexta-feira, 7 de setembro de 2012

DESFILE DOS RESERVISTAS EM SSBV.


 HISTÓRICO DA INSTALAÇÃO DA SECRETARIA DA JUNTA DE SERVIÇO MILITAR em SSBV.


A secretaria de serviços militar foi instalada em uma das salas no prédio da prefeitura do municio de são Sebastião da boa vista, na ilha do Marajó, na administração do senhor: ALCIDES SANTOS CAMARÃO, Prefeito na época, no ano de 1968. nesse mesmo ano,aconteceu a primeira cerimônia de juramento à bandeira,dois (2) cidadãos alistados na época,foram convocados para este evento que  chamou chamo a atenção da sociedade boavistense,queremos registrar as duas pessoas que prestaram compromisso com a pátria: PROFESSOR: MANOEL LUIZ DOS SANTOS E ANTONIO NEVES MARQUES LOBATO.
O primeiro Secretario a assumir a junta militar foi o senhor VIVALDO MACEDO, hoje falecido, passou todo o governo de ALCIDES SANTOS CAMARÃO a frente dessa secretaria, passando o cargo para o senhor JAIME RODRIGUES GONÇALVES no ano de 1973, se dedicou 20 anos a frente dessa secretaria que era o seu xodó. A partir daí o seu JAIME criou o pelotão dos reservistas.Iniciando sua banda com meia dúzia de instrumentos,no decorrer dos anos foram aumentando o seu contigente.com a sua aposentadoria,passou o comando para o senhor ZOMAR DE BRITO BORGES,no ano de 1993 e está ate hoje a frente da secretaria da junta de serviço militar dando continuidade ao tradicional desfile do pelotão dos reservistas.












quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Jarde Barbalho em Muana.

Dia 06 de setembro A partir das 8:30 da manhã.

Estudantes de S.S DA BOA VISTA participam dos desfiles do Dia da Raça.

A Prefeitura de são Sebastião da boa vista, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed) realizou o desfile estudantil em homenagem ao Dia da Raça (5 de setembro), o evento teve seu inicio às 8h, na avenida coronel Monfredo. As escolas foram acompanhadas pelas Bandas padre Jose de Anchieta, Magalhães barata, João XXIII e nossa senhora de Lourdes, contou também com os alunos da zona rural de nosso município dos polos caeté e Pedro nogueira.
A PREFEITURA JUNTAMENTE COM A Semed estão de parabéns pela iniciativa de trazer uma arquibancada coberta paro a comodidade da população boavistense.


Dia da Raça
A identidade cultural brasileira, a formação da "raça brasileira", teve início a partir da Independência do Brasil. 
Houve períodos importantes que ajudaram na formação do nosso povo, como o período dos bandeirantes. Estes, além de aumentarem nosso território, defenderam nossa terra contra franceses, holandeses e outros invasores. 

O sentimento de nacionalidade tomou grandes proporções durante a Inconfidência Mineira, culminando com a Independência, que nos fez surgir como nação, liberta de Portugal. 


A segunda libertação veio com a Proclamação da República, que comprovou a já enraizada convicção de unidade nacional. 

A raça brasileira teve sua origem na miscigenação de índios, negros e brancos e, posteriormente, no entrelaçamento destes com todos os imigrantes alemães, italianos, japoneses, libaneses, holandeses, turcos, sírios, chineses, poloneses, coreanos etc. - que fincaram suas raízes, no solo brasileiro, enriquecendo-o em todos os sentidos.

Referência:
Datas comemorativas: cívicas e históricas






MAGALHÃES BARATA

PADRE JOSE DE ANCHIETA






FUNCIONÁRIOS DA SEMED



NOSSA SENHORA DE LOURDES

JOÃO XXIII
Informações enviadas por e-mail.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...